Já vos dissemos que estamos a falar sobre luz e não seres vivos!
Observa atentamente as imagens seguintes e, se tiveres oportunidade, tenta recriá-las em tua casa:



A colher, o lápis e a régua parecem partidos, quando de facto não estão.
Porque motivo os vemos assim?
A Luz propaga-se a diferentes velocidades em diferentes meios materiais. À passagem da luz de um meio material para outro no qual se propaga a velocidade diferente dá-se o nome de refracção. Quando ocorre refracção a luz pode sofrer um desvio na sua direcção e é por isso que temos a ilusão de que a colher, o lápis e a régua estão partidos.
Passagem de luz de um meio rápido para um meio lento
No ar, a luz propaga-se a uma velocidade muito maior do que na água ou no vidro. Quando passa do ar para a água sofre um abrandamento na sua velocidade de propagação e pode sofrer uma mudança de direcção, consoante o ângulo de incidência na superfície de separação entre os dois meios:

Neste caso o raio de luz desviou-se da direcção original e aproximou-se da linha normal à superfície de separação entre os dois meios no ponto de incidência da luz.
Passagem de luz de um meio lento para um meio rápido
Quando passa da água para o ar sofre um aumento na sua velocidade de propagação e pode sofrer uma mudança de direcção, consoante o ângulo de incidência na superfície de separação entre os dois meios:

Neste caso o raio de luz desviou-se da direcção original e afastou-se da linha normal à superfície de separação entre os dois meios no ponto de incidência da luz.
E quando a luz incide perpendicularmente à superfície de separação entre os dois meios
Quando a luz incide perpendicularmente à superfície de separação entre dois meios, ocorre refracção mas não ocorre mudança de direcção da luz:

Sem comentários:
Enviar um comentário